Igreja da Misericórdia

A Igreja foi terminada em 1555, mas teve reformas no século XVIII e obras nos últimos 25 anos do século XIX.

A fachada é de arco entre colunas jónicas e entablamento sem qualquer decoração, onde aplicaram um escudo nacional setecentista. Sobre ele uma edícula com um notável baixo relevo da Senhora da Misericórdia, ladeado por duas janelas do século XVIII. É obra de João de Ruão.

A Capela – mor tem uma abóbada de pedra, curva, dividida em quartelas sem decoração. O corpo da igreja é coberto por caixotões de madeira do século XVIII. Tem três retábulos renascentistas dos finais de quinhentos.

O principal compõe-se de duas ordens de baixos relevos: inferiormente, a visitação entre a Anunciação e a Creche; na parte superior , a Senhora da Misericórdia acompanhada da Circuncizão e da Adoração dos Magos. A mesa do Altar é setecentista e encerra uma Deposição da mesma época que o retábulo. Os outros representam a Oração do Horto e a Deposição do Túmulo.

A tribuna dos mesários, aberta na parede da esquerda, é formada por colunas jónicas com pedestais e entablamento direito, do final do século XVII. No flanco direito da igreja fica a casa do despacho, do século XVII, com uma fiada de seis sacadas no andar nobre.